ACBr firma parceria para implementar plano de mobilidade no Brasil

A parceria entre o Automóvel Clube Brasileiro (ACBr), membro da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR), Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança – (INPROTRAN), YellotMob Mobilidade Elétrica e Energias Sustentáveis, SPS Empreendimentos e Participações, resultou na apresentação de um plano global para desenvolver países nas áreas de mobilidade, segurança viária e educação. O projeto deverá ser aprovado por uma comissão especial da ONU até o final de novembro. 

Caso a candidatura seja aprovada, o grupo poderá desenvolver o plano no Brasil por um período de até cinco anos. A iniciativa tem o objetivo de implementar diversos programas educacionais de conscientização no trânsito, capacitação e treinamento de autoridades e líderes comunitários, ações de desenvolvimento de cidades inteligentes, campanhas de prevenção de acidentes, entre outros. A proposta também busca desenvolver um relatório nacional de mobilidade e segurança rodoviária.

De acordo com Humberto Kennedy, vice-presidente do ACBr, o Brasil possui um ambiente favorável para receber e apoiar ações do plano estratégico por já ter um histórico positivo na execução de projetos FIA e ONU. O país tem condições de absorver os projetos em pauta e repercutir dimensões e resultados sociais duradouros em diversos segmentos. “A partir das ações desenvolvidas, o Brasil pode construir um legado acerca da mobilidade urbana e melhoria de acessibilidade”, explica Humberto.

O executivo da SPS, Stenio Pereira designado para capitação de recursos e gestão de projetos junto ao ACBr, explica que a aliança busca o máximo de apoio político e que o grupo já apresentou o plano para autoridades do Estado de Goiás, em um workshop em Aparecida de Goiânia. “O projeto vai prover apoio aos governos nacionais, estaduais e municipais na direção do país que nós desejamos: mais consciente, com mais segurança rodoviária e, consequentemente, com menores indicadores de mortes e acidentes de trânsito”. 

O Automóvel Clube Brasileiro, ao longo de sua trajetória, consolidou-se como uma entidade de referência em mobilidade e segurança viária no Brasil. Sua atuação pautada por práticas transparentes, éticas e responsáveis demonstra a solidez e integridade necessárias para qualquer organização que almeja representar instituições de envergadura global, como é o caso da Federação Internacional de Automobilismo – FIA, em projetos suportados pela ONU/UNITAR.

Além de firmar alianças com órgãos e entidades, públicos e privados, não governamentais e do governo, o ACBr mantém contínuo diálogo e parcerias com os representantes dos governos brasileiros, a fim de assessorar na execução de diversas questões de mobilidade e redução de mortes e lesões no trânsito. O clube tem o intuito de garantir que as ações e projetos conduzidos no país, estejam alinhados com as necessidades reais do trânsito brasileiro e com as políticas públicas vigentes em defesa da vida, por meio de um trânsito mais seguro.

Scroll to Top