Automóvel Clube Brasileiro

Automóvel Clube Brasileiro - logo branca

Pós-pandemia: dicas de locomoção

Automóvel Clube Brasileiro - Segurança no Trânsito -Pós-pandemia: dicas de locomoção

Em tempos de pós-pandemia, separamos algumas dicas importantes que podem ser utilizadas por aqueles que vão se locomover pelas cidades ao redor do mundo

Esse post destina-se a você, viajante ou residente em cidades com alta densidade demográfica,  que cumpriu todas as recomendações de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Mas, também, destina-se a você, que não pode ou não quis se prevenir – ainda é tempo de entender as lições valiosas de saúde pública que a pandemia forneceu para grande parte da população do planeta.

A primeira coisa a se entender é que a humanidade vive um momento em que novas pandemias podem ocorrer nas próximas décadas; seja pela elevada concentração da população em centros urbanos, ou pela degradação ambiental que aproxima animais selvagens, vetores de novas cepas de vírus para os quais nossos organismos ainda não tiveram contato e, por isso não construíram defesas eficazes contra o agente infeccioso.

Além disso, muito antes da pandemia, milhares de pessoas no mundo já morriam, anualmente, vítimas de doenças respiratórias infectocontagiosas. O risco aumenta para quem vai fazer uma viagem internacional, já que quanto mais longe de casa você for, maior o risco de entrar em contato com variantes e mutações de doenças às quais seu corpo ainda não tinha sido exposto.

Então, mais do que nunca, aqui vale a famosa máxima: é melhor prevenir, do que remediar. Mantenha as janelas da sua casa sempre abertas e deixe que o ar circule por todos os cômodos. Quando chegar em casa, retire os sapatos e lave bem as mãos. Mantenha distância de pessoas que apresentem sintomas gripais. Antes de comer ou preparar as refeições, lave as mãos com água e sabão.

Você está pensando que “em casa é fácil, o difícil é controlar o que acontece fora de casa”? Exatamente por isso, preparamos algumas dicas para garantir que você circule pelas ruas da forma mais segura possível.

Orientações gerais: dicas de locomoção

para prevenção de doenças na pós-pandemia

Uma vez fora de casa, lembre-se de que suas mãos irão tocar em maçanetas, corrimões, portas, botões, dinheiro e vários outros lugares onde milhares de pessoas encostaram antes de você. Por isso, não leve as mãos ao rosto, boca, nariz e olhos, antes de higienizá-las com álcool gel ou água e sabão.

Se você entrar em algum local fechado use a máscara facial. Essa dica é importante, especialmente, em espaços pequenos e com pouca circulação de ar, como elevadores; ambientes com maiores chances de contágio, como clínicas e hospitais; e locais com grande aglomeração de pessoas, como shows e peças de teatro. Mas lembre-se que para usar a máscara corretamente, você deve limpar as mãos antes e depois de vesti-las, e não deve mais tocá-la depois de colocá-la. Finalmente, lave as mãos com sabonete ou álcool gel assim que chegar ao seu destino e antes de sair dele.

 

Listamos os cuidados específicos na pós-pandemia 

para prevenção de doenças durante seu deslocamento

Evite transportes públicos

Os transportes públicos deslocam milhares de pessoas todos os dias.  Manter uma limpeza adequada desses meios é bem difícil, logo não é uma boa escolha utilizá-los. Mas se essa for sua única opção, use máscara, siga à risca todas as orientações acima e, se possível, evite os horários de pico de uso desses transportes.

Prefira deslocar-se à pé ou de bicicleta

Se o percurso a ser percorrido for curto, prefira ir à pé, de bicicleta ou patinete. Para confirmar qual é a sua distância até o seu destino, você pode fazer uma pesquisa prévia no Google Maps.  Preencha primeiro o seu destino. Depois, clique em ROTAS e adicione seu ponto de partida. Na barra de cima, escolha o bonequinho para rotas à pé ou a bicicleta para visualizar o percurso e a simulação de tempo a ser gasto no deslocamento. E lembre-se de respeitar sempre as leis de trânsito – atravesse sempre na faixa, pedale sempre na direção da via e respeite os pedestres.

Para percursos mais longos

Uma boa solução para grandes deslocamentos é utilizar táxi ou qualquer aplicativo de transporte privado urbano. Nesse caso, um cuidado adicional é o de requisitar que o motorista abra os vidros do carro. E, após deixar o veículo, lembre-se de higienizar as mãos assim que possível. O uso de mototáxi não é recomendado por conta do uso coletivo do capacete e da proximidade física entre passageiro e motorista.

De preferência, use o seu carro

Essa é a forma mais segura de deslocamento, já que seu carro tem uma menor probabilidade de contaminação pela baixa circulação de pessoas em seu interior. Mesmo assim, prefira andar de janelas semi-abertas e higienize as mãos, especialmente, antes de tocar na chave e no interior do veículo.

Você também pode alugar um carro e dirigir quando estiver fora do Brasil

As orientações para quem vai fazer uma viagem internacional são as mesmas. A diferença é que para dirigir, em grande parte dos países, você precisa ter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), também conhecida como Carteira de Habilitação Internacional. Além dos DETRANs, a única entidade brasileira autorizada pelo DENATRAN para emissão da PID é o Automóvel Clube Brasileiro (ACBr). Para isso, basta que você tenha uma Carteira de Habilitação Nacional (CNH) válida.

 

Pós-pandemia: dicas finais de locomoção

Dirija, caminhe ou pedale com atenção, sem pressa e com calma. Evite acidentes. Respeite sempre as leis de trânsito – atravesse sempre na faixa, pedale sempre na direção da via e respeite os pedestres. De preferência, utilize máscara, especialmente se você fizer parte do grupo de risco (acima dos 60 anos ou com doenças de base). Como regra geral, alimente-se bem e faça exercícios físicos, mesmo em casa; essas práticas vão fortalecer o seu sistema imunológico.

Se você for viajar, antes de embarcar em uma viagem, confira as recomendações sanitárias do seu destino. Se a sua opção de locomoção local for alugar um veículo, cheque com a locadora quais protocolos de higienização ela está praticando em sua frota. Ainda assim, se você quiser fazer a higienização do veículo antes de utilizá-lo, o indicado é que seja utilizado álcool 70 nos locais onde mais colocamos as mãos, como o volante, seta, marcha, comandos da porta, retrovisor, porta-luvas e os botões do painel. Lembre-se que, em grande parte dos países, você também vai precisar de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Essas são dicas simples, mas úteis para um deslocamento mais seguro. Em resumo: proteja-se. Cuidar bem de você é cuidar bem de todos. 

 

Automóvel Clube Brasileiro - logo

Dúvidas? Comentários? Avaliações? Fale com o Time do Blog ACBr 

Scroll to Top